A+ A A-

Ciências do Esporte

 

Título conferido: Bacharel em Ciências do Esporte
Turno: diurno em período integral (08h às 12h e 14h às 18h)
Carga horária: 3525 horas
Duração: mínima de 8 semestres; máxima de 12 semestres
Vagas: 60

Atuação em assessoria, gestão, desenvolvimento e avaliação de projetos sócio-esportivo-educativos, de rendimento e promoção da saúde

O curso de Ciências do Esporte nasceu junto à inovadora proposta de criação da Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp, cujo projeto pedagógico contribui com a formação de profissionais de excelência frente às exigências do século XXI. Tal perspectiva, por meio do conceito de interdisciplinaridade, busca desenvolver competências e habilidades a partir do encontro entre as distintas áreas de conhecimento, com ênfase nas humanidades, possibilitando a construção de sólidos e inovadores saberes contextualizados e, por conseguinte, aplicáveis. O curso situa-se no estudo do esporte, no sentido abrangente e plural, orientado à aprendizagem, desenvolvimento e aperfeiçoamento dos conhecimentos específicos e interdisciplinares necessários ao domínio científico deste universo.

Perfil do profissional

Como um especialista, os estudantes devem entender o esporte enquanto prática corporal, nos domínios da pedagogia do esporte, da metodologia e avaliação do treinamento esportivo, do 'esporte participação' (lazer e qualidade de vida), das práticas orientadas à promoção e reabilitação da saúde, da fisiologia e bioquímica do esporte, da gestão esportiva e de eventos, da psicologia do esporte, das políticas públicas e do esporte para pessoas com necessidades especiais.

Sendo o estudante um futuro profissional vinculado à área da saúde, o curso foi estruturado de maneira que ele possa, dentre outras coisas: atuar de forma integrada e compartilhada na promoção, prevenção e recuperação da saúde no nível individual e coletivo; realizar procedimentos específicos dentro de seu âmbito profissional; atender às pessoas e à comunidade de forma integral, criando vínculos, identificando os riscos mais comuns e atuando na promoção da qualidade de vida por meio das práticas esportivas em suas múltiplas manifestações; desenvolver consciência crítica geral e específica à sua vida profissional nos contextos social, político e histórico vigentes.

Áreas de atuação

O estudante formado em Ciências do Esporte pela Unicamp estará apto a atuar no ensino, assessoria, planejamento, gestão, execução e avaliação de programas e projetos esportivos voltados para diferentes grupos sociais. Poderá também atuar na área da pesquisa científica, com investigações e estudos referentes às variadas temáticas relacionadas ao esporte e à atividade física, considerando as diferentes abordagens e possibilidades da sociedade atual. Sua atuação no mercado de trabalho tem como finalidade principal a formação de técnicos esportivos, com competência para exercer atividades em autarquias, clubes esportivos, empresas promotoras de atividades desportivas e de gestão desportiva.

Sintetizando, os estudantes formados serão profissionais da área da saúde, aptos a atuar de forma integrada e compartilhada na promoção, prevenção e recuperação da saúde com foco em diferentes grupos sociais, além da atuação específica nos domínios da pedagogia do esporte, do treinamento esportivo, da investigação científica, das políticas públicas, da recreação e do lazer.

Para conhecer a estrutura curricular do curso, consulte o Catálogo de Graduação no site da Diretoria Acadêmica (DAC).

Para conhecer a estrutura completa do curso, consulte o Projeto Pedagógico.

Contatos:
Coordenador Associado: Prof. Dr. José Rodrigo Pauli, (19) 3701-6728 / (19) 3701-6706, jose.pauli@fca.unicamp.br
Secretária de Graduação: Bruna F. Ribeiro Lopes, (19) 3701-6654, bruna.lopes@fca.unicamp.br