Inscrições abertas: primeira chamada de trabalhos para o IV Colóquio Merleau-Ponty

3 Cartaz A3

O Laboratório de Geografia dos Riscos e Resiliência – LAGERR e o Programa de Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas - ICHSA estão organizando o IV Colóquio Merleau-Ponty em Limeira, que irá ocorrer de 12 a 14 de dezembro deste ano. O período de inscrições para a primeira chamada de trabalhos já está aberto e vai até 30 de outubro - clique aqui e veja mais informações.

O evento irá contar também com uma palestra de um dos grandes filósofos brasileiros da atualidade, Franklin Leopoldo e Silva, docente do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Participarão ainda outros dois palestrantes: Profa. Dra. Graciela de Ralón (Universidad Nacional de San Martín) e Prof. Dr. Roberto Walton (Universidad de Buenos Aires). Haverá ainda cursos pré-evento, veja no site do evento ou na fanpage.

"O primeiro destes colóquios, que reúnem a comunidade dedicada ao pensamento de MerleauPonty, ocorreu em Salvador, em 2008, na Universidade Federal da Bahia. Em 2011 o segundo Colóquio foi realizado na Universidade Federal da Paraíba, em João Pessoa, com a terceira edição tendo ocorrido em 2014, na Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis. Em 2018, portanto, é a primeira vez que este evento acontecerá no Sudeste, na cidade de Limeira, na Universidade Estadual de Campinas. Este IV Colóquio procura trazer alguns elementos para contribuir com esta história de 10 anos, sobretudo por uma perspectiva interdisciplinar e da relação entre filosofia, ciência e política pautada pela situacionalidade e a carnalidade do próprio pensamento. Este será o primeiro Colóquio organizado por um centro de pesquisa e um programa de pósgraduação que não estão ligados diretamente à área de Filosofia: o Laboratório de Geografia dos Riscos e Resiliência (LAGERR) (no qual encontra-se sediado o NOMEAR – Grupo de Pesquisa Fenomenologia e Geografia) e o Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (ICHSA), ambos da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA). Neste sentido, a escolha do tema está diretamente atrelada ao entendimento da vitalidade e relevância do pensamento de Merleau-Ponty para questões contemporâneas da ordem do dia, que nos obrigam a repensar as relações entre filosofia, ciência, arte e política, no sentido da concreção e urgência de lidar com nossos dilemas que, considerados sob a perspectiva de um pensamento encarnado, trazem consequências e desafios que precisam ser meditados e enfrentados." (com informações do LAGERR)