“Precisamos eleger representantes que entendam a importância das universidades públicas e da ciência”, diz Prof. Marcelo Knobel

20180913 084621
Alunos e professores no auditório UL 12, durante abertura do II Encontro dos Programas de Pós-Graduação da Faculdade. O Reitor da Unicamp, Prof. Marcelo Knobel, esteve na mesa de abertura

O II Encontro dos Programas de Pós-Graduação da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) da Unicamp ocorreu hoje em Limeira e contou com a presença do Prof. Marcelo Knobel, atual reitor da Unicamp, entre outros palestrantes, professores e muitos alunos. Durante a abertura do evento, o professor falou sobre o atual cenário de cortes drásticos no orçamento para a ciência brasileira e a conjuntura complicada que se desenha para o futuro próximo. “Gostaria de deixar uma mensagem mais otimista, mas realmente o momento político do país não está propício para outros humores. Precisamos, com urgência, eleger representantes que entendam o papel das universidades públicas brasileiras e a relevância da pesquisa científica produzida no país”.

O encontro, aberto a todos os interessados, ocorreu nesta quinta-feira, das 8h30 às 18 horas, e foi organizado por professores e alunos dos quatro programas de pós-graduação existentes na Faculdade: Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; Programa de Pós-Graduação em Administração (que oferece mestrado e doutorado); Mestrado em Engenharia de Produção e Manufatura; e Programa de Pós-Graduação em Ciências da Nutrição e do Esporte e Metabolismo.

Houve apresentações orais, em pôsteres e uma competição na qual os alunos enviaram vídeos explicando em três minutos a pesquisa que desenvolvem. “É bastante gratificante notar a consolidação deste evento, que é mais uma oportunidade que temos para mostrar que, sim, existe pesquisa científica no Brasil, e de muito boa qualidade”, afirmou o Prof. Leonardo Tomazeli Duarte, atual Coordenador de Pós-Graduação da Faculdade.

Um exemplo das pesquisas desenvolvidas pelos pós-graduandos da FCA é o trabalho da mestranda Isabella Rodrigues, vencedora do desafio em vídeo, que investiga a possibilidade de produção de um stent de biopolímero, atóxico e biodegradável, que seja absorvido pelo corpo e não cause inflamações, diferentemente dos stents cardíacos mais utilizados, colocados no interior de artérias do coração para evitar a obstrução do fluxo sanguíneo e normalmente fabricados com metal. Ela tem apoio da CAPES (Coordenação de Desenvolvimento de Pessoal de Nível Superior) para desenvolver sua pesquisa e trabalha no Laboratório de Ciência e Tecnologia de Polímeros, coordenado pela Profa. Laís Pellizzer Gabriel, sua orientadora.

Outros dezessete trabalhos foram selecionados para apresentações orais, os quais abordaram temas tão diversos quanto: a função fraterna nos grupos de narcóticos anônimos; inovação no setor público (poder judiciário); planejamento e programação da produção de papel; educação em direitos humanos no ensino superior; os sentidos do trabalho terceirizado; etc. O III Encontro dos Programas de Pós-Graduação da FCA está programado para ocorrer em 2019.

20180913 110516
Aluna Thais Dibbern, do Programa de Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas apresenta sua pesquisa, que investiga a educação em direitos humanos no ensino superior

20180913 110645
Aluna Graciana Azambuja, que desenvolve pesquisa na área da saúde, no Programa CNEM - Ciências da Nutrição e do Esporte e Metabolismo