Próxima edição da revista FCA Abre Aspas traz texto do Prof. Alcides Scaglia

DSC 9884
Prof. Alcides Scaglia na biblioteca da Faculdade, com alguns dos livros de sua autoria ou para os quais escreveu capítulos

Prof. Alcides Scaglia, docente do curso de Ciências do Esporte. Formado em Educação Física pela Unicamp - Universidade Estadual de Campinas, Mestre em Pedagogia do Esporte e Doutor em Pedagogia do Movimento também pela Unicamp. Coordenador das pesquisas do LEPE - Laboratório de Estudo em Pedagogia do Esporte.

São 25 anos estudando Pedagogia do Esporte.

Alcides escreveu, até o momento, 09 livros, 39 capítulos de livros e mais de 60 artigos relacionados a seus temas de interesse: pedagogia do esporte, pedagogia do jogo, metodologia de ensino-treinamento dos jogos coletivos de invasão e futebol (da iniciação ao treinamento).

O que ele mais gosta sobre ser Professor?
"Dar aulas, claro! É muito gratificante presenciar o momento em que o aluno faz descobertas, aprende a pensar de maneira autônoma, pensa algo que nunca havia pensado antes".

Para ele, uma das missões mais importantes da Universidade é formar cidadãos críticos e profissionais extremamente competentes e reflexivos.

A 15ª edição da Revista Abre Aspas, que será divulgada no final de abril, traz um texto do Professor sobre as (grandes) diferenças entre ser um técnico ou um treinador de futebol.
Não perca!

"(...) o técnico dá treino de repetição de chutes; o treinador ensina a lógica do chute em diferentes contextos; o técnico adestra o gesto de passar; o treinador cria condições para o jogador aprender sobre as linhas de passes; o técnico se preocupa apenas com a execução do movimento; o treinador com a dinâmica do movimento em ambientes representativos de jogo; o técnico modela taticamente sua equipe (...)"