Cursinho Colmeia inicia aulas com 350 jovens limeirenses

DSC 9716
Jovens limeirenses lotam o Teatro Nair Belo durante Aula Inaugural do Cursinho Colmeia 2018

Texto e fotos: Cristiane Kämpf | Assessoria de Comunicação FCA Unicamp

Mais de 200 jovens limeirenses lotaram o Teatro Nair Belo nesta segunda-feira, dia 05, para a aula inaugural do Cursinho Colmeia – Jovens Construindo Seus Projetos de Futuro. Estavam presentes também os graduandos, mestrandos e doutorandos da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) e da Faculdade de Tecnologia (FT) da Unicamp, os quais atuam como professores do cursinho sob supervisão dos docentes responsáveis pelo projeto – Professora Josely Rímoli e Professor Marcelo Maialle, da FCA.

Nascido em 2009 durante uma aula de “Ética e Cidadania” do curso de Engenharia de Produção, o projeto hoje é oferecido pela FCA em parceria com a Prefeitura de Limeira/Secretaria de Educação e recebe estudantes das 5 regiões da cidade. Além de preparar para os vestibulares, o Colmeia tem como objetivo estimular as parcerias entre a cidade de Limeira e a Faculdade, preparar cidadãos para o ingresso em cursos profissionalizantes, orientar para entrevistas de processos seletivos e oferecer aos alunos de graduação da Unicamp uma importante experiência didática.

Durante a aula inaugural, que também contou com a presença de autoridades da prefeitura, foram apresentados os resultados alcançados no ano de 2017 e alunos egressos deram depoimentos sobre suas experiências e conquistas através da participação nas aulas do cursinho. Um deles é Enrico, que foi aluno do Colmeia e atualmente estuda Engenharia Civil na USP São Carlos. Neste ano, ele irá oferecer plantões de exatas para os atuais alunos. “É uma maneira de agradecer tudo que recebi e que conquistei através do Colmeia. Quero colaborar para que outros alunos também consigam o que eu consegui.”

A professora Josely ressaltou para os novos alunos a importância da dedicação aos estudos durante os meses que antecedem as provas dos vestibulares e como este esforço pode ajudá-los a construir um futuro melhor para suas próprias vidas e, consequentemente, para o país. “A julgar pela crescente aprovação de alunos em diferentes vestibulares, o cursinho realmente pode ajudar a mudar o futuro daqueles que se dedicam aos estudos. Aproveitem bem esta oportunidade e lembrem-se que vocês são privilegiados – infelizmente, muitos jovens brasileiros não tem uma chance como essa.” Os alunos da Unicamp, por sua vez, têm a chance de acumular experiência didática e profissional, aperfeiçoando portanto suas próprias formações acadêmicas.

A partir de 2017 o Colmeia passou a atender 350 alunos e, como há certa evasão, são chamados os inscritos em listas de espera. “Ano passado atendemos cerca de 500 alunos. Em média, são 60 aprovações anuais”, informa Maialle. O cursinho oferece aulas, apostilas, plantões, café literário, biblioteca, sala de estudos, simulados e orientações específicas para os vestibulares. Ainda no ano passado, foram realizadas a pintura e manutenção predial; oferecimento de 32 bolsas para professores e 05 bolsas auxílio social para graduandos da Unicamp; e os professores também acertaram o tema da redação da Unicamp e várias questões do ENEM. “Quem faz o cursinho não só tem mais chances de passar no vestibular como de tirar boas notas no ENEM e de se sair muito melhor em entrevistas de emprego” conta Josely.

Confira mais momentos da aula inagural:

DSC 9723
A turma de 2018 ganhou o apelido de Esperança. "É o que o Colmeia ajuda a cultivar nos jovens", disse a Profa. Josely.

DSC 9728
O cursinho atualmente atende jovens limeirenses das 5 regiões da cidade

DSC 9743
Graduandos, mestrandos e doutorandos da FCA e da FT que atuam como professores do cursinho se apresentaram aos alunos durante a aula inaugural. Profª Josely Rímoli e Prof. Marcelo Maialle conduziram a aula.