Alunos e professores da Faculdade são selecionados para o Projeto Rondon 2018

DSC 9358
Turma de alunos e os professores Luciano Mercadante e Mauro Cardoso, selecionados para participar do Projeto Rondom 2018 (foto: Kadine Ramos, bolsista da Área de Comunicação da FCA)

Uma turma de dez alunos da FCA e da Faculdade de Tecnologia (FT), juntamente com os professores Luciano Mercadante (Ciências do Esporte), Mauro Cardoso (Núcleo Geral Comum) e Dennys Cintra (curso de Nutrição), foram selecionados para participar da Operação Pantanal do Projeto Rondon 2018 e, em julho do ano que vem, viajarão para o município de Miranda, no Mato Grosso do Sul, para desenvolver oficinas educativas com a comunidade local. O projeto, desenvolvido pelo Ministério da Defesa em parceria com governos estaduais, municipais e Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas, contribui para a formação cidadã do jovem universitário e para o desenvolvimento das comunidades beneficiadas.

Segundo o site do Ministério da Defesa, o Projeto Rondon já realizou 78 operações, em 1.164 municípios de 24 Estados, com a participação de 2.219 Instituições de Ensino Superior e 21.935 rondonistas (universitários e professores), atingindo cerca de 2 milhões de pessoas. O Prof. Luciano informa que o projeto submetido e aprovado contempla oficinas na área de esportes, educação, saúde e administração pública. Ele conta que fará uma viagem prévia até Miranda para conhecer de perto a realidade e as necessidades do município e que as propostas do projeto serão adaptadas e reformuladas pelo grupo conforme essas necessidades. "Nosso objetivo é fazer algo significativo para a comunidade do município, desenvolvendo com eles conhecimentos e habilidades em nossas áreas de conhecimento, as quais a comunidade possa reproduzir depois". Os alunos participantes do projeto são: Priscila Morgon Arruda e Lucas do Carmos Garcia (Engenharia Ambiental - FT); Luana Clara de Souza Cordeiro e Clóvis Vilas Boas (Administração Pública - FCA); Laila Nunes de Oliveira Santos (Administração - FCA); Thiago Jinguji Kai e Felipe R. de Oliveira (Ciências do Esporte - FCA); Erica de Matos Miranda (Tecnologia da Construção de Edifícios - FT); Camila Yamashita e Beatriz Adachi (Nutrição).