Curso de Nutrição recebe cinco estrelas no Guia do Estudante 2018

selos ge2017 page 001

Novamente o curso de Nutrição da Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp recebeu cinco estrelas na avaliação de cursos superiores realizada pelo Guia do Estudante. O curso constará da publicação Guia do Estudante Profissões Vestibular 2018, que passa a circular nas bancas a partir do dia 16 de outubro. "Essa é uma conquista que reflete a dedicação de todos os docentes em prol dos estudantes", afirma o Prof. Diogo Cunha, coordenador do curso.

Lembrando que a FCA entende que o conhecimento deve ser compreendido de maneira interligada a outros saberes, de modo a desenvolver amplamente o potencial e a capacidade crítica dos alunos. Portanto, a graduação da Faculdade oferece a todos os cursos o Núcleo Geral Comum, conjunto de disciplinas de caráter humanístico, que abordam conhecimentos universais e promovem a interdisciplinaridade, fomentando habilidades analíticas essenciais a qualquer profissional na sociedade pós-industrial.

Sobre o curso de graduação em Nutrição na FCA Unicamp

Título conferido: Bacharel em Nutrição
Turno: diurno em período integral (08h às 12h e 14h às 18h)
Carga horária: 3615 horas
Duração: mínima de 9 semestres; máxima de 14 semestres
Vagas: 60

Alimentação e nutrição: essenciais à saúde

O curso de graduação em Nutrição da FCA Unicamp tem como objetivo uma formação generalista, humanística e crítica, pautada em princípios éticos, com reflexões sobre a realidade econômica, política, social e cultural. Sabe-se que a alimentação e a nutrição são fundamentais para promoção, manutenção e recuperação da saúde, tanto no âmbito individual quanto no coletivo. Por isso, o objetivo do curso é capacitar o futuro profissional a atuar com vistas à segurança alimentar e à atenção dietética em todas as áreas do conhecimento em que a alimentação e a nutrição são essenciais, contribuindo, desta maneira, para a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

Perfil do profissional

Sendo o estudante um futuro profissional da área da saúde, o curso foi estruturado de maneira que ele possa, dentre outras coisas: atuar de forma integrada e compartilhada na promoção, prevenção e recuperação da saúde no nível individual e coletivo; realizar procedimentos específicos dentro de seu âmbito profissional; atender as pessoas e a comunidade de forma integral, criando vínculos, identificando os riscos mais comuns e atuando na promoção da saúde; e por fim atuar com competências gerenciais sólidas, com discernimento frente à situação econômica, social e organizacional do sistema de saúde.

Áreas de atuação

O nutricionista formado pela FCA Unicamp estará apto a atuar tanto em instituições onde o alimento é elaborado como naquelas onde o alimento é analisado. Algumas áreas de atuação importantes para os nutricionistas são a área clínica e a área esportiva. Os egressos do curso de Nutrição estarão aptos também a trabalhar com a chamada ciência de alimentos, no que envolve o controle de qualidade e as análises química, física e biológica dos alimentos. Além disso, a nutrição social é outro setor que demanda profissionais qualificados, como por exemplo, para atuar em nutrição da família, domiciliar ou focada na terceira idade.