A+ A A-

Reitor profere aula inaugural dos cursos de mestrado e doutorado em Administração

 

reitor
Prof. Marcelo Knobel, reitor da Unicamp, fala aos docentes e alunos durante aula inaugural do Programa de Pós-Graduação em Administração

 

A aula inaugural do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) ocorreu na quarta-feira, dia 09, na Faculdade de Ciências Aplicadas e contou com a presença de alunos e familiares, professores do programa, diretoria da FCA e também do reitor da Universidade, Prof. Marcelo Knobel, e do prefeito da cidade de Limeira, Mário Botion, entre outras autoridades.

O início da pós-graduação na Faculdade, em 2011, foi lembrada pelo Prof. Álvaro D’Antona, diretor da FCA, que naquele ano assumiu a primeira coordenação de pós-graduação. Ele destacou o fato de que, em pouco tempo, o corpo docente da unidade já conseguiu aprovar quatro programas de mestrado e dois de doutorado, sendo que o programa de pós-graduação em Administração conquistou o feito raro de obter aprovação simultânea dos dois programas pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). “Fico muito satisfeito, muito feliz. É preciso destacar que, aqui [na Faculdade], as coisas vão acontecendo e os resultados têm que surgir. Então, a medida que os docentes foram chegando, ao longo de todos estes anos, eles tiveram o desafio de construir sua própria identidade e propostas de mestrado e doutorado consistentes e que foram aprovadas. Quero testemunhar este esforço coletivo [dos docentes de administração], desde as primeiras conversas, que antecedem obviamente a primeira proposta, de todo o corpo docente que se empenhou para obter as aprovações. Fico muito feliz de testemunhar também a presença aqui de alunos que eu vi entrando na graduação, em 2009, e hoje voltam como alunos dos programas de mestrado e doutorado em Administração. Parabéns a todos e muito sucesso”. O Prof. Marco Milani, coordenador do PPGA, salientou a qualidade do corpo docente do programa e mencionou os desafios que têm pela frente. "Quero deixar registrado que a aprovação conjunta do mestrado e doutorado só se deu pela excelência do nosso corpo docente. Para enfrentar os desafios que virão e seguir um caminho de aprimoramento constante, vamos nos unir, trabalhar com muito cuidado e foco e acompanhar de muito perto a evolução do programa". 

Mário Botion cumprimentou alunos e professores pela conquista e afirmou que as pesquisas que serão desenvolvidas no âmbito dos programas são tão importantes para a Universidade quanto para a própria cidade de Limeira. “Quero registrar minha satisfação de ‘estar prefeito’ neste momento em que se inicia uma etapa que considero fundamental para o desenvolvimento de nossa cidade. Graças ao trabalho de muitas mãos, o campus da FCA Unicamp está se transformando, em pouco tempo, em um polo de inovação acadêmica, científica e de formação profissional. Tenho certeza de que este campus de tornará um centro de referência interdisciplinar e será um motor para as grandes inovações científicas e tecnológicas da nossa região”, disse.

Já o Prof. Marcelo Knobel lembrou que dos 7 milhões de estudantes em cursos de graduação no país, 1 milhão cursa Administração e que esta é uma situação complexa, pois muitos destes estudantes não seguem na carreira e há pouquíssimos cursos de mestrado e doutorado de qualidade nesta área. “Por isso, a iniciativa da Faculdade deve ser realmente exaltada e muito bem aproveitada. Há pouquíssimos cursos bons de mestrado e doutorado em Administração em nosso país, apesar da enormidade de alunos que se formam nesta área na graduação. Temos aqui então uma grande oportunidade de avançar e proporcionar formação sólida e de qualidade nesta área”, disse. Ele também classificou como raríssima a aprovação conjunta dos dois cursos e parabenizou os docentes pela conquista. O reitor ainda lembrou que há muito por ser feito, em relação a melhorias na gestão, dentro da própria Unicamp. “A Universidade cresceu e precisa uma gestão mais eficiente, principalmente neste momento de crise absoluta em que estamos vivendo. Temos recursos para pagar nossas contas até o final de 2018, depois não sabemos mais o que vai acontecer. A situação realmente é bastante dramática e difícil e acreditamos que a única saída, sem reduzir salários ou demitir funcionários, é melhorar a gestão. Aqui, estou ensinando o padre nosso ao vigário, mas a única saída para uma crise dessas é uma boa gestão. As pesquisas de vocês podem nos ajudar”. 

 

alunos PPGA
Alunos e docentes do Programa de Pós-Graduação em Administração. Aula inaugural ocorreu na quarta, dia 09, com a presença do Prefeito de Limeira e do Reitor da Unicamp

 

Prof. Christiano Cunha, docente do programa, é co-autor do livro "Empreendedorismo Estratégico": lançamento será em São Paulo, dia 01 de setembro

Na sexta-feira, 01/09, às 19h, no auditório da Livraria Cultura (Bourbon Shopping/SP), será lançado o livro "Empreendedorismo Estratégico", da editora Cengage Learning. Christiano Cunha, docente do PPGA, é co-autor da obra e escreveu o capítulo 02, sobre plano de negócio. "Nestes tempos de empregos escassos, empreender pode ser uma alternativa para milhares de pessoas. Esta obra reúne tudo que é preciso saber sobre os principais conceitos do empreendedorismo. Da teoria à prática, são trazidos à tona os desafios e as soluções para iniciar um novo negócio ou mesmo expandir um negócio existente. Desde a escolha do ponto, passando pelas questões legais, o livro aborda modelos eficientes de gestão de marketing, de pessoas, financeira, da informação, da produção, além de detalhar os sistemas que podem ser implementados nas empresas. Temas como coaching e mentoring também estão presentes, além de ter um capítulo dedicado à franquia como opção de negócio. Com uma linguagem de fácil compreensão e muito bem organizado, este livro mostra o caminho para se tornar um empreendedor de sucesso", diz a divulgação oficial da obra. Saiba mais aqui.