A+ A A-

Cine Vagalume: programação de agosto

ATUALIZAÇÃO (28/08/2017): O Cine-debate com o filme "O Crime da Cabra", marcado para acontecer no dia 30, próxima quarta-feira, foi adiado.
Em breve informaremos nova data.

Cine Vagalume programacao agosto 2017 small

ATUALIZAÇÃO (28/08/2017): O Cine-debate com o filme "O Crime da Cabra", marcado para acontecer no dia 30, próxima quarta-feira, foi adiado.
Em breve informaremos nova data.

 

CINE-DEBATES

Dia 30/08 às 12h00
Filme: O Tempero da Vida (Direção: Tassos Boulmetis)
Grécia/Turquia, 2003, 108 min., Livre
Gênero(s): Comédia/Drama
Fanis é um garoto grego que vive em Istambul, na Turquia. Seu avô, Vassilis, é um filósofo culinário que o ensina que tanto a comida quanto a vida precisam de um pouco de sal para ganhar sabor. Ao crescer, Fanis se torna um astrofísico que usa seus dotes de culinária para temperar as vidas das pessoas que o cercam. Ao completar 35 anos ele decide deixar Atenas e retornar a Istambul, para reencontrar seu avô e também seu primeiro amor.
>> Este filme faz parte do projeto ‘AlimentAÇÃO: comida e cultura na tela’, da professora Julicristie Oliveira e do Centro Acadêmico de Nutrição (CAMAB), ambos da FCA. Ao longo do ano de 2017 serão exibidos 8 filmes, todos seguidos de debate.

Dia 30/08 às 19h30
Filme: O Crime da Cabra (Direção: Ariane Porto/Teresa Aguiar)
Brasil, 2016, 80 min., 10 anos
Gênero(s): Comédia
Uma pequena cidade do interior vê seu cotidiano abalado por causa de um crime inusitado: uma cabra comeu o dinheiro da sua própria venda. Tem início uma disputa entre dois antigos amigos para saber de quem é a cabra. Um vendeu e não recebeu o dinheiro. O outro pagou e não levou. Por conta desta e de outras aventuras a cabra torna-se o centro das atenções e transforma a vida da cidade, às voltas com uma polêmica sem fim. Ambientado no universo caipira de uma fictícia cidade do interior de São Paulo, o longa utiliza recursos do circo-teatro e faz uma homenagem ao ator e cineasta Amácio Mazzaropi (1912-1981), o maior caipira da história do cinema.
>> A diretora do filme e também docente do Instituto de Artes da Unicamp, Ariane Porto, acompanhará a sessão para depois debater com os presentes sobre o filme. Em breve haverá uma matéria no site da FCA com mais informações sobre o evento.

PROGRAMAÇÃO REGULAR

Dia 02/08 às 19h40
Filme: O Corte (Direção: Costa-Gavras)
Bélgica/Espanha/França, 2005, 122 min., 16 anos
Gênero(s): Suspense/Comédia/Drama
Bruno Davert é um executivo francês que perde seu emprego. Dois anos depois ele continua desempregado, o que o leva ao desespero. Decidido a recuperar o antigo cargo, ele decide matar seu atual ocupante e todos os candidatos da empresa em que trabalhava com potencial para ocupá-lo.

Dia 09/08 às 19h40
Filme: A Fita Branca (Direção: Michael Haneke)
Alemanha/Áustria/França/Itália, 2010, 144 min., 16 anos
Gênero(s): Drama
Um vilarejo protestante no norte da Alemanha, em 1913, às vésperas da Primeira Guerra Mundial. A história de crianças e adolescentes de um coral dirigido pelo professor primário do vilarejo e suas famílias: o barão, o reitor, o pastor, o médico, a parteira, os camponeses. Estranhos acidentes começam a acontecer e tomam aos poucos o caráter de um ritual punitivo. O que se esconde por trás desses acontecimentos?

Dia 16/08 às 19h40
Filme: Meia-Noite em Paris (Direção: Woody Allen)
EUA, 2011, 100 min., 10 anos
Gênero(s): Comédia/Romance
Gil Pender é um jovem escritor em busca da fama. De férias em Paris com sua noiva, ele sai sozinho para explorar a cidade e conhece um grupo de estranhos que são, na verdade, grandes nomes da literatura. Eles levam Gil a uma viagem ao passado e, quanto mais tempo passam juntos, mais o jovem escritor fica insatisfeito com o presente.

Dia 23/08 às 19h40
Filme: De Olhos Bem Fechados (Direção: Stanley Kubrick)
Reino Unido, 1999, 159 min., 18 anos
Gênero(s): Drama/Suspense/Erótico
Alice, curadora de arte, é casada com o doutor Bill Harford. Juntos formam um casal perfeito. Porém, depois de participarem de uma festa, Alice confessa ter tido atração e fantasias sexuais com outro homem, que também estava na festa. Os dois começam a discutir e Bill passa a se perguntar o porquê disto estar acontecendo com ele, então ele vai procurar seu amigo Nick Nightingale, que irá lhe mostrar um mundo de fantasias e jogos sexuais.

MOSTRA RIDLEY SCOTT

Dia 10/08 às 19h00
Filme: Alien, O 8º Passageiro (Direção: Ridley Scott)
EUA/Reino Unido, 1979, 117 min., 14 anos
Gênero(s): Ficção Científica/Terror
No espaço profundo, a tripulação da espaçonave comercial Nostromo é despertada de suas cápsulas crio-sono no meio da sua jornada para casa, para investigar um pedido de socorro de uma nave alienígena. O terror começa quando a tripulação encontra um ninho de ovos no interior da nave alienígena. Um organismo pula de dentro do ovo e se afixa em um dos tripulantes, deixando-o em estado de coma.

Dia 17/08 às 19h00
Filme: Thelma & Louise (Direção: Ridley Scott)
EUA/França, 1991, 130 min., 14 anos
Gênero(s): Aventura/Crime/Drama
No Arkansas, garçonete quarentona e jovem dona de casa entediadas resolvem fazer pequena viagem para fugir da rotina. Quando param num bar, matam um estuprador e fogem, com destino ao México, mas são perseguidas pela polícia.

Dia 24/08 às 19h00
Filme: Perdido em Marte (Direção: Ridley Scott)
EUA/Reino Unido, 2015, 144 min., 12 anos
Gênero(s): Aventura/Drama/Ficção Científica
Durante uma missão a Marte, o astronauta Mark Watney é dado como morto após uma feroz tempestade e é deixado para trás por sua tripulação. Mas Watney sobrevive e encontra-se sem recursos e sozinho no planeta hostil. Apenas com suprimentos escassos, Watney deve contar com a sua criatividade, engenho e espírito para subsistir e encontrar uma maneira de sinalizar à Terra que está vivo. A milhões de quilômetros de distância, a NASA e uma equipe de cientistas internacionais trabalham incansavelmente para trazer "o marciano" de volta enquanto seus colegas de tripulação simultaneamente traçam uma ousada, se não impossível, missão de resgate.

Dia 31/08 às 19h00
Filme: Gladiador (Direção: Ridley Scott)
EUA/Reino Unido, 2000, 155 min., 14 anos
Gênero(s): Ação/Aventura/Drama
No final da vida, o imperador Marcus Aurelius comanda sua última operação de guerra, tendo confiança que seu cargo será transmitido ao seu homem de confiança, o General Maximus e não para o filho sem caráter, Commodus. Porém Commodus assassina o pai e Maximus é condenado à morte, conseguindo fugir. Posteriormente torna-se cativo de um empresário de lutas, Proximo, e ganha destaque, vencendo todas as lutas que participa. Em pouco tempo torna-se o gladiador mais famoso de Roma e põe em xeque a soberania de Commodus.