A+ A A-

Álvaro D’Antona é o novo diretor da FCA. Proposta de gestão destaca diversidade e identidade da Faculdade

DSC 8395

Da esq. à dir.: Professor Álvaro de Oliveira D'Antona, Prof. Peter Schulz e Prof. Márcio Alberto Torsoni durante cerimônia de posse da nova diretoria da FCA

 

O Professor Álvaro de Oliveira D’Antona assumiu, na manhã desta terça-feira (dia 11), a diretoria da Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp. Seu diretor associado será o Professor Márcio Alberto Torsoni. A cerimônia de posse contou com a presença do Prof. José Tadeu Jorge, reitor da Unicamp, e do Prof. Álvaro Penteado Crósta, coordenador geral. 

Os novos diretores, cuja gestão estende-se até 2021, assumem os cargos com o compromisso expresso em sua proposta de gestão de “valorizar a diversidade interna como traço distintivo da identidade da Faculdade sem, contudo, desconsiderar as expectativas institucionais da Unicamp e as de órgãos externos” e adotar “posicionamento ativo nas instâncias da administração central para que a diversidade, nossa singularidade, seja reconhecida positivamente e, consequentemente, para que seja valorizada e merecedora de especial atenção e recursos”. “Buscaremos o reconhecimento positivo da nossa singularidade desde a perspectiva individual, como por exemplo, nas avaliações pessoais, até a institucional, no Planejamento Estratégico e na aplicação do orçamento da Unicamp às nossas necessidades”, afirma o documento divulgado amplamente e compartilhado com toda comunidade da FCA. Nas páginas 01 e 02, o documento destaca certas singularidades da Faculdade, como o papel estratégico que ela exerce para a Unicamp; sua composição multidisciplinar; a interdisciplinaridade como componente integrador; a estrutura administrativa enxuta; a carga de trabalho acima da média, para docentes e funcionários; e o expressivo engajamento estudantil. 

Participaram da solenidade de posse funcionários, alunos, convidados e autoridades da Unicamp e da cidade de Limeira. Peter Schulz, professor que comandou a FCA de 2013 a 2017 e teve Álvaro D’Antona como seu diretor-associado, destacou em sua fala os principais aprendizados que adquiriu durante seu período como diretor da Unidade, referindo-se aos esforços para institucionalização da Faculdade e à discussão surgida na FCA a partir da proposta de transferência da Faculdade de Tecnologia para o campus II de Limeira.

“Esses foram períodos difíceis, mas de muito aprendizado, nos quais contei com a ajuda inestimável do Prof. Álvaro, a quem agradeço profundamente. Sem ele, não superaríamos essas crises e não apresentaríamos o crescimento e desenvolvimento que tivemos”. Schulz recebeu da comunidade de funcionários, alunos e professores uma placa de homenagem expressando os agradecimentos e reconhecimentos por sua atuação e dedicação para constituição da FCA como unidade interdisciplinar. “O Prof. Peter Schulz é essencial para a identidade da FCA, especialmente no que toca à interdisciplinaridade e à integração entre ensino, pesquisa e extensão. Cabe reconhecer que o Peter está envolvido com a FCA desde bem antes de sua implementação e que, a partir de 2009, foi presença constante e dedicada, a ponto de deixar uma carreira consolidada na Física para abraçar os desafios de uma vida nova aqui. A todos que me antecederam, muito obrigado”, disse o Prof. Álvaro D’Antona, lembrando também da importância da atuação de todos os outros ex-diretores da Faculdade – Prof. Mauro Tereso, Prof. Mário Saad e Prof. Sérgio Salles.

O novo diretor afirmou ainda que, “na primeira reunião de Planejamento Estratégico (PE) a se realizar sob nossa responsabilidade, colocaremos em discussão os objetivos, o detalhamento de ações e o estabelecimento de prioridades para os próximos anos”. Segundo ele, “o modelo de gestão adotado na FCA, assentado em comissões voltadas para as atividades fim, institucionalizou o PE. Tal institucionalidade será por nós valorizada pelo reconhecimento do papel das instâncias que progressivamente vem se constituindo em instrumentos participativos de gestão”. De acordo com D’Antona, a impessoalidade e a transparência serão as marcas da nova gestão que agora se inicia.

DSC 8339
Público de funcionários, alunos, docentes e autoridades da Unicamp e de Limeira acompanha cerimônia de posse da nova diretoria da FCA

 

Perfis

Álvaro de Oliveira D’Antona

Formação em Ciências Humanas e em Sociais Aplicadas, incluindo Economia (graduação, 1989), Antropologia (mestrado, 1997) e Ciências Sociais (doutorado em Estudos de População, 2003; pós-doutorado em População e Ambiente, 2004). Pesquisador-colaborador do Núcleo de Estudos de População (NEPO-Unicamp). Participa em projetos de pesquisa nacionais e internacionais sobre População e Ambiente e temas afins, com experiência de campo com populações em áreas rurais da Amazônia e no Nordeste do Brasil (em áreas protegidas e em projetos de colonização). Desde 2009, é docente da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA-Unicamp) e do Programa de Pós-graduação de Demografia (IFCH-Unicamp). Entre 2010 e 2013, foi Coordenador de Pós-Graduação da FCA. Entre 2013 e 2017, foi Diretor Associado da FCA-Unicamp. Livre-docente pela Unicamp desde 02/08/2016. (Fonte: Currículo Lattes)

 

Márcio Alberto Torsoni

Possui graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas pelo Instituto de Biociências Letras e Ciências Exata (1991), mestrado em Biologia Funcional e Molecular pela Universidade Estadual de Campinas (1994), doutorado em Biologia Funcional e Molecular pela Universidade Estadual de Campinas (1999) e Pós-doutorado na Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP (2002/2003) e na University of Michigan-EUA (2014). Atualmente é professor da FCA-UNICAMP e credenciado no curso de pós-graduação Ciências da Nutrição e do Esporte e Metabolismo na FCA-UNICAMP e no curso em Biologia Funcional e Molecular no IB-UNICAMP. Tem interesse em temas tais como obesidade materna e danos epigenéticos, diabetes e controle central do metabolismo de carboidratos e gorduras. (Fonte: Currículo Lattes)