Aos familiares dos alunos da Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp

Está agendada para as 16 horas de segunda-feira, dia 10, nova reunião da Diretoria da Faculdade com a prefeitura de Limeira. O novo encontro acontece com o objetivo de acompanhar os últimos encaminhamentos relacionados à segurança pública, os quais foram definidos durante reuniões da comunidade acadêmica (diretoria, alunos, professores e funcionários) com o poder público municipal e estadual, as quais ocorreram ao longo desta semana, como parte das mobilizações e celebrações de luto pela memória da aluna Sandy Andrade Santos, vítima fatal de crime ocorrido na cidade. Os assuntos referem-se à transferência da 5ª Companhia da Polícia Militar para o bairro Morro Azul, próximo à Faculdade; adequação da iluminação pública em certas áreas ao redor do campus; e expansão da cobertura por câmeras de segurança em áreas públicas próximas à Faculdade. Pretende-se também dar início à criação de um grupo de gestão e acompanhamento destas medidas de segurança e colaborações em atividades sociais. Outras reuniões se seguirão.

As demandas visam ações e políticas públicas de segurança para a população de Limeira no entorno do campus, e não estão relacionadas somente à comunidade acadêmica. “Estou na FCA desde sua fundação, em 2009, e sempre nos preocupamos com segurança. As orientações são constantes, as recomendações também. Mas nada, num momento como esse, parece ser suficiente. E não foi. E não é. Temos garantido a segurança dentro da faculdade, o que é apenas um pequeno alento. Fora dela, podemos somente pressionar e colaborar com as polícias militar e civil e com o poder público municipal”, esclarece o Prof. Peter Schulz, diretor da FCA. Alunos e professores também participam de reuniões do Conselho de Segurança de Limeira desde o início das atividades do campus na cidade.

“No primeiro momento nos preocupamos em oferecer todo o acolhimento e suporte possíveis aos pais e à família da Sandy, principalmente através do trabalho das assistentes sociais do Serviço de Apoio ao Estudante. Agora, este é um momento de atenção para que as medidas de segurança anunciadas sejam cumpridas. Convidamos os familiares de nossos estudantes a sempre entrarem em contato conosco. Digam aos seus filhos para virem conversar conosco também. Meu mandato como diretor encerra-se em poucas semanas, mas estarei sempre acessível. O novo diretor será o professor Álvaro D’Antona, atual vice-diretor, tão preocupado quanto eu com a segurança. Sempre ajudaremos em tudo o que for possível. Conversar com alunos e pais é missão de um professor. E professores seremos sempre”, afirma Peter.

DSC 8186
Reunião de luto e mobilização geral por segurança, convocada pela diretoria da Faculdade, ocorreu na segunda (dia 03) e reuniu mais de 700 alunos, professores e funcionários e contou com a presença da família de Sandy.

DSC 8201
Após a reunião no dia 03, a comunidade acadêmica prestou mais uma homenagem à memória da aluna, com o plantio de uma árvore, que está em lugar de alta circulação de pessoas no campus. "Esta é uma árvore majestosa, que produz frutos e flores incrivelmente belas. Que esta árvore magnífica, que crescerá na FCA, nutra nossa memória. Que na sombra desta árvore possamos encontrar conforto. Que a beleza dela inspire a paz", disse o Prof. Oswaldo Gonçalves Jr.

DSC 8270
Reunião da diretoria com poder público municipal, representantes do Conselho de Segurança e polícia militar, na quarta dia 05

DSC 8246
Alunos preparam faixas e cartazes para a passeata por mais segurança pública em Limeira. O ato ocorreu na terça, dia 04, e contou com a presença de alunos, professores e funcionários da FCA e FT