A+ A A-

Diretor Executivo do Banco Mundial, Otaviano Canuto, profere palestra na Faculdade

No dia 26 de setembro, às 19 horas, o atual Diretor Executivo do Banco Mundial para o Brasil (e mais 8 países), Otaviano Canuto, participará com uma palestra durante aula da disciplina "Evolução do Pensamento em Gestão", sob responsabilidade da Profa. Ester Dalpoz e do Prof. Paulo Hayashi. Ele falará sobre o papel e a dinâmica do Banco Mundial e sobre sua experiência enquanto professor de Economia e gestor, há 15 anos, desta instituição financeira de desenvolvimento. A palestra ocorre no auditório UL 12, que tem capacidade máxima de 120 lugares - para participar não é necessário realizar inscrições, mas os lugares serão ocupados conforme ordem de chegada. 

Anteriormente, Otaviano Canuto ocupou os cargos de Diretor Executivo do Fundo Monetário Internacional (FMI) e de Vice Presidente, Diretor Executivo e Conselheiro Sênior sobre economias do BRICS no próprio Banco Mundial, além de Vice Presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Também trabalhou para o governo brasileiro ocupando o cargo de secretário para Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda. Além disso, possui uma extensiva formação acadêmica. Foi professor de Economia da Universidade de São Paulo (USP) e Universidade de Campinas (UNICAMP). 

Palestra Otaviano Canuto 1

“Precisamos eleger representantes que entendam a importância das universidades públicas e da ciência”, diz Prof. Marcelo Knobel

 

20180913 084621
Alunos e professores no auditório UL 12, durante abertura do II Encontro dos Programas de Pós-Graduação da Faculdade. O Reitor da Unicamp, Prof. Marcelo Knobel, esteve na mesa de abertura 

 

O II Encontro dos Programas de Pós-Graduação da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) da Unicamp ocorreu hoje em Limeira e contou com a presença do Prof. Marcelo Knobel, atual reitor da Unicamp, entre outros palestrantes, professores e muitos alunos. Durante a abertura do evento, o professor falou sobre o atual cenário de cortes drásticos no orçamento para a ciência brasileira e a conjuntura complicada que se desenha para o futuro próximo. “Gostaria de deixar uma mensagem mais otimista, mas realmente o momento político do país não está propício para outros humores. Precisamos, com urgência, eleger representantes que entendam o papel das universidades públicas brasileiras e a relevância da pesquisa científica produzida no país”.

O encontro, aberto a todos os interessados, ocorreu nesta quinta-feira, das 8h30 às 18 horas, e foi organizado por professores e alunos dos quatro programas de pós-graduação existentes na Faculdade: Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; Programa de Pós-Graduação em Administração (que oferece mestrado e doutorado); Mestrado em Engenharia de Produção e Manufatura; e Programa de Pós-Graduação em Ciências da Nutrição e do Esporte e Metabolismo.

Houve apresentações orais, em pôsteres e uma competição na qual os alunos enviaram vídeos explicando em três minutos a pesquisa que desenvolvem. “É bastante gratificante notar a consolidação deste evento, que é mais uma oportunidade que temos para mostrar que, sim, existe pesquisa científica no Brasil, e de muito boa qualidade”, afirmou o Prof. Leonardo Tomazeli Duarte, atual Coordenador de Pós-Graduação da Faculdade.

Um exemplo das pesquisas desenvolvidas pelos pós-graduandos da FCA é o trabalho da mestranda Isabella Rodrigues, vencedora do desafio em vídeo, que investiga a possibilidade de produção de um stent de biopolímero, atóxico e biodegradável, que seja absorvido pelo corpo e não cause inflamações, diferentemente dos stents cardíacos mais utilizados, colocados no interior de artérias do coração para evitar a obstrução do fluxo sanguíneo e normalmente fabricados com metal. Ela tem apoio da CAPES (Coordenação de Desenvolvimento de Pessoal de Nível Superior) para desenvolver sua pesquisa e trabalha no Laboratório de Ciência e Tecnologia de Polímeros, coordenado pela Profa. Laís Pellizzer Gabriel, sua orientadora.

Outros dezessete trabalhos foram selecionados para apresentações orais, os quais abordaram temas tão diversos quanto: a função fraterna nos grupos de narcóticos anônimos; inovação no setor público (poder judiciário); planejamento e programação da produção de papel; educação em direitos humanos no ensino superior; os sentidos do trabalho terceirizado; etc. O III Encontro dos Programas de Pós-Graduação da FCA está programado para ocorrer em 2019.

 

20180913 110516
Aluna Thais Dibbern, do Programa de Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas apresenta sua pesquisa, que investiga a educação em direitos humanos no ensino superior

20180913 110645
Aluna Graciana Azambuja, que desenvolve pesquisa na área da saúde, no Programa CNEM - Ciências da Nutrição e do Esporte e Metabolismo 

20180913 110601
Aluna e também funcionária da FCA, Luciane Graziele Pereira, que desenvolve pesquida de doutorado no Programa de Pós-Grduação em Administração. Ela estuda alocação de recursos em unidades de ensino e pesquisa da Unicamp

20180913 175720
Grupo de professores e alunos organizadores do evento

 

Dia 19: Cine Vagalume exibe duas sessões de 'A Estrada Perdida', filme de David Lynch

No dia 19, o Cine Vagalume exibe duas sessões do filme 'A Estrada Perdida', às 16 horas e às 19h40. Lembrando que todas as sessões são gratuitas e muitas vezes acompanhadas de debate e que o cinema é aberto a todos os interessados, das comunidades interna (professores, alunos e funcionarios) e externa. 

Sinopse do filme - Depois de um encontro bizarro em uma festa, um saxofonista de jazz é condenado pelo assassinato de sua esposa e enviado para a prisão. Lá, ele se transforma explicavelmente em um jovem mecânico e começa a levar uma nova vida. (fonte: site Papo de Cinema

 

192F09 a estrada perdida

Aluno da FCA foi contemplado em programa de mentoria da Cargill

 

ieecargill2018 lores 274
O aluno Tracisio Daidone com Luiz Pretti, Presidente da Cargill Brasil e Simone Beier, Diretora de Recursos Humanos da Cargill

 

O aluno do curso de Engenharia de Manufatura da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA), em Limeira, Tarcísio Daidone, foi um dos dez estudantes contemplados na 6ª edição do Programa Global Scholars, desenvolvido pela empresa Cargill do Brasil e gerenciado pelo Institute of International Education (IIE). Os premiados receberão um apoio financeiro para auxiliar nas despesas relacionadas à vida acadêmica. Também terão a oportunidade de vivenciar a experiência de liderança por meio de seminários, eventos de networking e um programa de mentoria com executivos da Cargill.

Os estudantes participantes estão matriculados entre o segundo e sexto semestre letivo. Todos têm disponibilidade de dois anos para cumprir com o cronograma do programa e apresentaram uma média global nos testes acima de 7,0 e proficiência na língua inglesa. O Global Scholars atualmente conta com 192 estudantes no mundo todo que participam do programa e representam mais de 50 universidades. Foram escolhidos somente 10 estudantes do Brasil e Tarcísio é o primeiro aluno da Faculdade escolhido para participar do programa, que existe em 6 países (Brasil, China, Rússia, Índia, Indonésia e Estados Unidos). 

Assista ao vídeo sobre o curso de Engenharia de Manufatura da FCA em que Tarcísio Daidone aparece.

 

ieecargill2018 lores 284


 

Dia 19: Quarta Interdisciplinar discute mobilidade

 

As QIs (Quartas Interdisciplinares) são eventos abertos e qualquer interessado pode comparecer aos debates, sem necessidade de realizar inscrições.  A iniciativa é coordenada pelo Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas da Faculdade (CHS) com o objetivo de promover a interdisciplinaridade, base da concepção da Unicamp e da FCA, e com o propósito de fomentar o projeto pedagógico e de pesquisa da unidade.

Neste semestre teremos, além dos(as) convidados(as), a indicação de pequenos textos como disparadores do debate (baixe pdfs nos links):

A ideologia social do automóvel - André Gorz (páginas 73-82)

Elogio da lentidão - Milton Santos

Vídeo: A Roda  - Chris Stenner, Arvid Uibel |(8 minutos)

Música: A estrada e o violeiro - Sidney Miller & Nara Leão (1968).

 

Quartas Interd

Subcategorias