A+ A A-

FCA e CIESP Limeira promovem hackathon: inscrições abertas

O Núcleo de Jovens Empreendedores do CIESP Limeira, em parceria com a FCA Unicamp promovem, dia 27 de maio, um dia inteiro de atividades para interessados em participar do Hackathon 4.0. Faça sua inscrição e saiba mais sobre o evento neste link. As temáticas incluem indústria 4.0, cidades inteligentes, e soluções para empresas locais. As três melhores ideias selecionadas terão participação garantida na maratona de programação. Segundo os organizadores, "será uma tarde com muito conhecimento e inovação. Vamos reunir startupeiros, makers, visionários, gênios e empreendedores que buscam viabilizar suas idéias e/ou seus negócios, além daqueles que buscam capacitação de alto nível". 

 

IMG 20170518 WA0001

1° Ciclo de Palestras em Aplicações Multiusuário

 

Laboratório Multiusuário de Biologia Celular e Molecular do Instituto de Biologia promove, no dia 25 de maio, o 1° Ciclo de Palestras em Aplicações Multiusuário.

O evento acontece no auditório do Centro de Pesquisa em Obesidade e Comorbidades (OCRC – IB/UNICAMP, bloco Z), e tem como objetivo apresentar o funcionamento do sistema multiusuário do Laboratório e os principais protocolos disponíveis nos equipamentos.

As inscrições devem ser feitas até o dia 19 de maio, pelo e-mail fabkuhne@unicamp.br.

palestras lab multi IB

A matéria original está publicada em http://www.ib.unicamp.br/pt-br/node/168

 

Professores da FCA participam de festival de divulgação científica em Piracicaba

Os Professores Diogo T. Cunha, do curso de Nutrição, e Cristiano Torrezan, das Engenharias, irão participar da primeira edição Pint of Science Piracicaba 2017 com as palestras "Nunca vai acontecer comigo! Como o otimismo afeta nossa relação com os alimentos e com a saúde" e "Pôquer: risco, estratégias e decisões". A ideia do evento, que ocorre em vários países do mundo, é aproximar ciência, vida cotidiana e público não-especialista. Os encontros acontecem em bares e restaurantes da cidade, são gratuitos e abertos a todos os interessados! Abaixo, matéria da Gazeta de Piracicaba divulgando o evento - na foto, o Prof. Diogo Cunha. 

 

pint pira

Limeira recebe atrações da virada cultural paulista. Confira programação da Secretaria de Cultura

 

82234671b9d6c3606dad36a49c46ec7c
Cena do espetáculo "Enquanto a névoa não passa", que será exibido hoje (sexta, dia 12), no Teatro Vitória (fonte: site da Secretaria de Cultura) 

 

Limeira recebe no mês de maio a Virada Cultural Paulista e, nos dias 20 e 21, apresentações e shows organizados pelo Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura do Estado e Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA), em parceria com a Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Cultura. O principal palco do evento será o Parque Cidade. Confira abaixo a programação a partir de hoje, sexta-feira, dia 12 (fonte: Secretaria de Cultura de Limeira):

 

Música: “Seis e Meia”

Sexta-feira, 12, às 18h30 – Praça Coronel Flamínio (Praça do Museu).

Trama Musical é o grupo que se apresenta no projeto Seis e Meia desta sexta-feira. Venha iniciar o seu final de semana com música de qualidade, defendida por músicos limeirenses!

Entrada: Gratuita.

Classificação: Livre.

Realização: Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura.

 

Mostra Municipal de Teatro 2017

Adulto: Enquanto a Névoa não passa

Sexta-feira, 12, às 20h – Teatro Vitória / Intimista 100 Lugares.

Paul Shelson é um famoso escritor. No dia em que termina de escrever um novo manuscrito, decide sair para comemorar, apesar da forte névoa. Após derrapar e sofrer um grave acidente de carro, Paul é resgatado pela enfermeira aposentada Annie Wilkes, que surge em seu caminho. A simpática senhora é também uma leitora voraz que se autointitula a fã número um do autor. No entanto, o desfecho do último livro desperta na enfermeira seu lado mais sádico e psicótico. Isolado em um quarto, Annie inicia uma série de torturas e ameaças. Dois personagens perdidos em meio a névoa e o frio, em um inesperado reencontro.

Entrada: Gratuita.

Classificação: 14 anos.

Realização: Espaço Núcleo.

Duração: 105 minutos.

*Agendamentos devem ser realizados pelo telefone 3441-7905.

 

Teatro: Aventura Piraçara

Sábado, 13 de maio, às 11h – Praça Toledo Barros

Entrada: Gratuita.

Classificação: Livre

Realização: Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura do Estado e APAA, por meio do projeto Circuito Cultural Paulista, em parceria com a Prefeitura e Secretaria de Cultura.

 

Literatura: “Biblioteca Aberta e Banca de Troca de Livros e Gibis”

Sábado, 13 e 27 de maio, das 9h ás 13h – Biblioteca Municipal (Parque Cidade - Hípica)

Bibliotecas abrem suas portas aos sábados para atendimento à comunidade. Além do empréstimo e devolução de livros, realiza Banca de Troca de Livros e Gibis.

Apostilas, materiais didáticos, enciclopédias, cópias reprográficas ou livros em mau estado de conservação não são aceitos.

Entrada Gratuita

Classificação: Livre

Realização: Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Cultura

 

Mostra Municipal de Teatro 2017

Teatro: Um Artista da Fome

Sábado, 13, às 20h – Teatro Vitória.

Publicado no ano de sua morte, o conto“ Um Artista da Fome” abre a coletânea de Kafka. A história trata de um jejuador profissional - segmento artístico há tempos esquecido que consistia em voluntários capazes de passar dias ou meses sem colocar sequer uma migalha de comida na boca. O jejum é a grande façanha de sua vida, mas o recorde do Artista é sempre interrompido pelo público que, após 40 dias, perde o interesse na atração. O herói solitário e marginalizado da literatura kafkiana adquire nesta narrativa um tom quase profético: reflexo de nossa sociedade imediatista e virtual, ávida pela novidade e escrava da fugacidade.

Entrada: Gratuita.

Classificação: 14 anos.

Realização: Sarcástica Companhia

Duração: 100 minutos.

*Agendamentos devem ser realizados pelo telefone 3441-7905.

 

Retreta: Henrique Marques

Domingos, dias 14 e 28, às 10h30 – Coreto da Praça Toledo Barros.

A Corporação Musical Henrique Marques, regida por Fernando Barreto, realiza suas tradicionais retretas dominicais.

Entrada: Gratuita.

Classificação: Livre.

Realização: Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura.

 

Atividade: Domingo no Parque

Domingo, 14, das 10h às 13h30 – Parque Cidade.

A Biblioteca Municipal Prof. João de Sousa Ferraz e o Centro de Ciências estarão abertos para atendimento à população, inclusive com atividades especiais. Haverá também a exposição de Orquídeas e a Feira dos Sonhos, com deliciosos doces como opções, além do sorteio de Dia das Mães.

Às 11h, no palco externo, acontece o projeto “Música no Parque”, com a Orquestra Sinfônica Jovem e a apresentação “Sons de Mãe”.

**10h30 – Biblioteca Municipal (Parque Cidade – Hípica). Com muitas histórias para contar, a contadora de histórias Rita Camargo encanta com com sua maneira lúdica de apresentar as histórias infantis para as crianças.

Entrada: Gratuita.

Classificação: Livre.

Realização: Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura.

 

Mostra Municipal de Teatro 2017

Teatro: Vidas Secas

Domingo, 14, às 19h – Teatro Vitória.

Na montagem, as palavras de Graciliano Ramos são traduzidas em imagens, em bonecos e em situações de tensão corporal e musical. Vidas Secas transforma continuamente os signos, os significados e os sentidos atuais e históricos da seca, da angústia e da esperança do sertanejo, o que transcende os regionalismos geográficos e a temporalidade das épocas. Para os membros da Cia Caravan Maschera, a adaptação da obra de Graciliano Ramos é “imprescindível” na atualidade, mas o espetáculo construído não tem a proposta de “ilustrar” a temática do autor. A ideia é suprimir a palavra, dando espaço para que o próprio público possa imaginar personagens e situações vividas na trama, recriando o contexto da obra. A peça também ressalta a “incomunicabilidade” e a “extrema repressão psicológica, física e emocional” que é exercida por um “contexto social, econômico e racial que ultrapassa as fronteiras do sertão nordestino do Brasil”.

Entrada: Gratuita.

Classificação: Livre.

Realização: Caravan Maschera - ProAC

Duração: 50 minutos.

*Agendamentos devem ser realizados pelo telefone 3441-7905.

 

Oficina: Artesanato

Terça-feira, 16, às 17h30 – Museu Histórico e Pedagógico Major José Levy Sobrinho.

Com disponibilidade para 20 vagas, Leonardo Demarchi ministra aulas de artesanato. Para agendamento, ligue: 3441-4805.

Entrada: Gratuita.

Classificação: Livre.

Realização: Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura.

 

Visitação: Visita Mediada no Museu

Terça-feira, 16, às 9h30 e 19h – Museu Histórico e Pedagógico Major José Levy Sobrinho.

Disponibilidade de 20 vagas para cada horário, para agendamento, ligue 3441-4805.

Entrada: Gratuita.

Classificação: Livre.

Realização: Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura.

 

Ação Interativa: Você Decide

Quarta-feira, 17, às 14h – Museu Histórico e Pedagógico Major José Levy Sobrinho.

Você Decide é um jogo, onde atores interpretam cenas de submissão da mulher, sendo interrompidos para que o público discuta e decida a próxima cena. Colaboração da turma de teatro da Escola Municipal de Cultura e Artes “Maestro Mário Tintori”. São 20 vagas disponíveis, para agendamento, ligue 3441-4805.

Entrada: Gratuita.

Classificação: Livre.

Realização: Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura.

 

Exibição de Documentário: Cine Debate

Quinta-feira, 18, às 18h – Sala Multiuso do Museu Histórico e Pedagógico Major José Levy Sobrinho.

Apresentação do documentário “She's beautiful when she's angry”, que trata do movimento feminista entre 1996 e 1971. Posteriormente, ocorre o debate sobre o filme. A atividade conta com colaboração de Ariane Sartori, formanda em filosofia. São 20 vagas disponíveis, para agendamento, ligue 3441-4805.

Entrada: Gratuita.

Classificação: Livre.

Realização: Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura.

 

Música: Maria Araújo

Sexta-feira, 19, às 18h – Palco da Praça Coronel Flamínio (Praça do Museu).

A cantora Maria Araújo dá um show de interpretação.

Entrada: Gratuita.

Classificação: Livre.

Realização: Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura.

 

Música: Virada Cultural Paulista

Dias 20 e 21 – Parque Cidade e Teatro Vitória.

A Virada Cultural Paulista chega a Limeira e apresenta mais uma alternativa importante cultural e de lazer à população. Só venha e curta, à beça, a eclética programação da Virada Cultural.

Entrada: Gratuita.

Classificação: Livre.

Realização: Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura do Estado e APAA, em parceria com a Prefeitura e Secretaria de Cultura.

 

Infantil: “A Menina Centopeia”

Quarta-feira, 24, às 10h e 15h - Teatro Vitória.

A Menina Centopeia” conta a história de uma garotinha que tinha centenas de pares de sapatos, mas nunca podia contar com a presença de seus pais, que trabalhavam “24 horas por dia”. Nessa narrativa, a ideia é fazer com que as crianças e seus pais reflitam sobre a importância de adquirirmos apenas o essencial para a nossa vida, respeitando a natureza, o meio ambiente e refletindo antes do consumo descontrolado.

Entrada: Gratuita (Retirada dos ingressos uma hora antes do espetáculo).

Classificação: Livre

Realização: Cachos de Ideias, com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura.

Duração: 90min

 

Música: “III Concerto da Temporada 2017 – Orquestra e Coro – Ein Deutsches Réquiem”

Quinta-feira, 25, às 20h30 – Teatro Vitória.

Entrada: R$ 12,00 (Inteira) R$ 6,00 (Meia).

Classificação: Livre.

Realização: Sociedade Pró-Sinfônica, com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de

Cultura.

Duração: 90min.

 

Literatura: “Viagem Literária – Contação de Histórias”

Quinta-feira, 25 de maio, às 9h e 14h – Biblioteca Municipal (Parque Cidade - Hípica)

Sobre o Viagem: O programa Viagem Literária faz parte de um conjunto de ações em Bibliotecas Públicas da Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Sistema Estadual de Bibliotecas (SisEB) e a SP Leituras com o apoio da Prefeitura Municipal de Limeira, através da Secretaria de Cultura.

As Contadoras: As Três Fiandeiras a Fiar e a Menina a Rimar

Damas Cia. nasceu em 2014 e seu repertório conta com cerca de quinze histórias clássicas adaptadas para uma versão contemporânea, dentre outras narrativas de grandes mestres da literatura, sempre brincando. Esteve em cartaz com durante o ano de 2015 no projeto Hoje é Dia de Teatro, na Livraria Cultura do Shopping Market Place. Participaram da Virada Sustentável 2015 e 2016, com apresentações na Bibloteca de São Paulo. Apresentaram na Biblioteca Mario de Andrade em julho e novembro de 2016. Participou da IV Mostra Literária do Sesi – SP, com o trabalho “Nem tão doce, nem amargo”, com texto e direção de Marcos Damigo. O evento reuniu alunos das escolas SESI de todo o Estado. A dupla têm apresentado suas contações em espaços culturais, bibliotecas, escolas, livrarias e centros culturais. Escolas e grupos, é necessário agendamento prévio.

Entrada Gratuita

Classificação: Livre

Realização: Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, por meio do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas com o apoio da Secretaria de Cultura.

 

Música: “Seis e Meia”

Sexta-feira, 26, às 18h30 – Praça Coronel Flamínio (Praça do Museu).

Pessoas Cinzas Normais é o grupo que se apresenta no projeto Seis e Meia desta sexta-feira. Venha iniciar o seu final de semana com música de qualidade, defendida por músicos limeirenses!

Entrada: Gratuita.

Classificação: Livre.

Realização: Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura.

 

Teatro: “Além da Vida”

Domingo, 28, às 19h30 – Teatro Vitória.

Entrada: R$ 50,00 (Inteira) R$ 25,00 (Meia e Bônus).

Classificação: 10Anos.

Realização: U.S.E Limeira, com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura.

Duração: 90min.

*** Programação sujeita a alterações

 

f12a8d5823356cedf45cba73eb18be40

 

ENDEREÇOS E TELEFONES DA CULTURA:

Gabinete do Secretário de Cultura / Orquestra Sinfônica de Limeira / Departamento de Cultura e Memória - Palacete Levy - Largo da Boa Morte, 11 - Centro. Telefone: (19) 3441 7905

Escola Municipal de Cultura e Artes Maestro Mário Tintori - Emcea/ Departamento de Formação para as Artes / Museu Histórico e Pedagógico Major José Levy Sobrinho - Rua da Boa Morte, 471 - Centro. Telefone: (19) 3441 5493

Centro Municipal de Memória Histórica - Praça João Pessoa - Estação Ferroviária - Centro. Telefone: (19) 3444 7946

Teatro Vitória - Praça Toledo Barros - s/nº - Centro. Telefone: (19) 3451 6679

Departamento Operacional - Avenida Maria Thereza Silveira de Barros Camargo, 1525 - Jardim Aquarius. Telefone: (19) 3495 1350

Centro de Ciências e Cultura Prof. Osvaldo Roberto Leite - Parque Cidade - Rua José Botelho Veloso, s/nº - Vila São João. Telefone: (19) 3444 7893

Biblioteca Municipal Professor João de Sousa Ferraz e Infantil Profª. Cecília Quadros - Parque Cidade - Rua José Botelho Veloso, s/nº - Vila São João. Telefone: (19) 3442 6539

Casa da Cultura 1 - Rua Renato Moretti, 222 - Parque Nossa Senhora das Dores. Telefone: (19) 3453 9009

Casa da Cultura 2 - Rua Alberto Pelegrino, 37 - Vista Alegre. Telefone: (19) 3442 8470

 

Totem da polícia civil de Limeira é instalado no campus e facilita registro de ocorrências

DSC 8466
Diretores e funcionários da Faculdade e autoridades de Limeira acompanharam a instalação do terminal

 

Um terminal da polícia civil foi instalado hoje no campus e já está em operação, permitindo o registro de vários tipos de ocorrência via internet. Alunos, professores e funcionários da Faculdade, assim como qualquer cidadão limeirense que resida próximo ao campus e precise registrar uma ocorrência policial, podem utilizar a máquina, localizada ao lado do balcão de informações da Faculdade. A medida é resultado de esforços conjuntos de professores, alunos e funcionários da Faculdade e das autoridades limeirenses para aumentar a segurança de todos - comunidade interna e externa - nos bairros próximos e no entorno do campus. A máquina estará disponível 24 horas por dia e instruções de uso serão afixadas próximo ao terminal - a página da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo também disponibiliza perguntas e respostas úteis sobre o funcionamento da chamada "delegacia digital". Acesse aqui. 

Subcategorias