O Laboratório Urbanização e Mudanças no Uso e Cobertura da Terra (l-UM) investiga as consequências da urbanização nos processos de mudanças ambientais e na redistribuição espacial da população, integrando análises micro, meso e macro para o estudo das dinâmicas no uso e cobertura da terra em suas dimensões sociais, econômicas, populacionais e espaciais.

Constituído por um grupo multidisciplinar de docentes da FCA-Unicamp, alunos de graduação e alunos de pós-graduação, além de colaboradores externos, o l-UM faz parte do Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CHS da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA ), na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp ).

Os nossos projetos se voltam para a urbanização (incluindo a expansão da mancha urbana e as desigualdades intraurbanas), para as conversões nos usos-coberturas da terra (como os processos de desmatamento), para a mobilidade populacional e a distribuição da população. Em nossas atividades, buscamos contribuir para o desenvolvimento de abordagens para as análises espaciais de dinâmicas sociais. Conheça as nossas publicações

O l-UM conta com uma área de prestação de serviços  à comunidade interna e externa à Faculdade de Ciências Aplicadas-UNICAMP em aplicações de geoprocessamento (incluindo coleta de dados, banco de dados, montagem de Sistemas de Informações Geográficas, e análises espaciais) e impressões em grandes formatos. Conheça: Aplicações de geotecnologias e impressões em grandes formatos .

Conheça o Atlas Interativo do Observatório das Migrações em São Paulo.