Apresentação

O Atlas Interativo do Observatório das Migrações em São Paulo (Atlas_OMSP) contribui para dois dos resultados esperados do Projeto Temático Observatório das migrações em São Paulo: migrações internas e internacionais contemporâneas no estado de São Paulo (FAPESP 14/04850-1):

  1. a construção dos Cenários das Migrações Interna e Internacionais no Estado de São Paulo;
  2. a montagem do Banco de Informações Espaciais do Estado de São Paulo.

Parte dos esforços para a construção dosCenários das Migrações Interna e Internacionais no Estado de São Paulo, integra-se aos vários Estudos Temáticos do referido Projeto, oferecendo o retrato das migrações internas e internacionais no espaço, numa escala metropolitana e interiorana, e, de outro lado, a composição dessas migrações e sua diferenciação no território paulista. Alimentado pelo trabalho coletivo de pesquisa e tratamento de dados, consubstanciado em um Banco de Informações Espaciais do Estado de São Paulo (BIESP), o Atlas_OMSP traz um conjunto de elementos, inclusive mapas temáticos, de fácil acesso para o público.

Os avanços das tecnologias de armazenamento e processamento de informações e das ferramentas de visualização de dados permitem que o Atlas se torne interativo e dinâmico. O processo contínuo de produção on-line transforma o Atlas numa ‘obra inacabada’ que se desenvolve conforme cada eixo de pesquisa avança em seus trabalhos dentro do Projeto Temático. Sua produção envolve constante pesquisa e testes de novas formas para representar e analisar os dados como parte do escopo do projeto de Pós-Doutorado: Análises demográficas espaciais para o estado de São Paulo (FAPESP 15/16270-2), realizado na Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas.

 

Álvaro de Oliveira D’Antona

Ricardo Dagnino

 

Como citar:
DAGNINO, R. S.; D’ANTONA, A. O. (ed.). Atlas do Observatório das Migrações em São Paulo.
Laboratório Urbanização e Mudanças no Uso e Cobertura da Terra (l-UM), Faculdade de Ciências Aplicadas; Núcleo de Estudos de População "Elza Berquó" (Nepo) – Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), 2016. Disponível em <http://bit.ly/AtlasMigra>.